Rivera e IED – uma experiência focada na Colaboração

18 de novembro de 2019

Muito mais que criar ambientes descontraídos e dinâmicos, os mobiliários colaborativos são tendência no universo da Arquitetura Corporativa por inúmeros motivos. Ao inserir elementos voltados à colaboração no seu ambiente de negócio, você ajuda as pessoas a se comunicarem de forma mais efetiva e a trocar ideias em espaços compartilhados, incentivando, assim, a criatividade e a inovação.

Para falar de uma recente parceria focada na temática colaborativa, a Rivera convidou o arquiteto e coordenador dos cursos de Design de Interiores e Design de Mobiliário do Instituto Europeu de Design (IED), Alê Salles, para compartilhar o motivo da escolha dos nossos mobiliários da Linha Collab da Rivera e das cadeiras da empresa Flexform para a composição do Club & Casa Design.

Durante a Semana do Design de São Paulo, promovida em agosto, uma sala de aula do IED se transformou em um verdadeiro coworking aberto à comunidade de Design: o Club & Casa Design.

Segundo Alê Salles, a proposta foi mostrar o quão diferenciado são os mobiliários da Rivera e da Flexform e que faz todo sentido as empresas estarem conectadas com uma escola internacional de Design para construírem, conjuntamente, novas estratégias de atuação, inovação e atendimento a um mercado cada vez mais exigente.

O arquiteto explica que no Instituto há duas áreas do conhecimento nos cursos de pós-graduação e extensão (Design de Interiores e Design de Mobiliário) dedicadas a estabelecer, mutuamente, conexões temáticas focadas em um ecossistema sinérgico de informações que aliem prática e aplicação do conhecimento adquirido.

Conforme ele, a temática colaborativa tem sido abordada como ferramenta essencial para entendimento das relações estabelecidas pelos usuários frente às demandas contemporâneas, impactadas pela tecnologia, novas ambiências e qualificações espaciais, interação, comportamento corporativo e, até mesmo, em outras tipologias projetuais, como espaços comerciais, residenciais, de entretenimento, entre outros. “Isto comprova a necessidade do olhar estratégico sobre o design de mobiliário perante o design de ambientes como agente articulador destas relações”, destaca Alê Salles.

Para o arquiteto e profissional do IED, o mobiliário assume o protagonismo frente aos espaços, pois reúne, além das necessidades técnicas e funcionais para sua usabilidade e de proposições estéticas, o papel de articulador das relações ambientais, inerentes ao tipo de espaço, como assinatura propositiva de qualidade ambiental. “Pensar em design de mobiliário é pensar em conexões multidisciplinares de fatores que impactarão na assertividade da proposta: trabalhar, estudar, morar, se divertir, enfim, qualquer ação hoje perante o comportamento do usuário requer ampla pesquisa para atendê-lo nesta intercambiabilidade de atividades”.

Sobre a utilização dos mobiliários da Rivera e da Flexform na composição do Club & Casa Design do IED, Alê Salles avalia de forma muito positiva a parceria. “A experiência foi de excelência, pois, além da comprovação de que a composição entre os mobiliários denotava uma conexão precisa com os valores propostos para a reconfiguração da sala, estes sinalizaram, com clareza, o quanto ambas as marcas, Rivera e Flexform, protagonizam, de forma pioneira, os encaminhamentos disruptivos para o design de mobiliário, ao atrelar produto e experiência, como qualificação de posicionamento no mercado”.

Se o seu objetivo é transformar a sua empresa em um espaço colaborativo e muito produtivo, fale com a equipe da Rivera para alinhar o projeto que transformará a rotina colaborativa do seu time.

Conheça um pouco mais sobre a Linha Collab da Rivera em nosso portal: https://riveramoveis.com.br/tipo/linhas/linha-collab/

Se você gostou deste conteúdo, acompanhe nossas novidades em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.