escritorios-sustentaveis

Tudo o que você precisa saber sobre escritórios sustentáveis

15 de fevereiro de 2019

É necessário incorporar nas organizações os valores e respeito ao meio ambiente para criar novos estímulos sustentáveis, reforçando a imagem empresarial e minimizando os impactos na natureza. Por isso, confira agora no artigo da Rivera tudo o que você precisa saber para criar escritórios sustentáveis. 

Troque as lâmpadas convencionais por LED

As lâmpadas LED costumam ser um pouco mais caras do que as convencionais, mas duram muito mais e oferecem uma redução de até 90% na conta de luz. Além disso, incluir alguns hábitos como apagar as lâmpadas ao sair do escritório, ou na hora do almoço e ao final do dia, ajuda a reduzir ainda mais a conta mensal, e pode representar uma economia anual significativa.

Fique de olho nos monitores

Você sabia que os monitores são os maiores responsáveis pelo consumo de energia? Por isso, recomenda-se deixá-los no modo de standy by ou em modo de economia de energia para ajudar na redução da energia.

Aparelhos de ar-condicionado

Os aparelhos novos de ar-condicionado não consomem tanta energia. Mas, caso o seu equipamento seja antigo, seria importante racionalizar seu uso: desligue-o na hora do almoço e pouco antes do fim do expediente. Na hora de comprar os equipamentos, prefira os que apresentam selos de eficiência, geralmente são mais econômicos.

Reduza o consumo de água

Para ajudar na economia e diminuição do consumo de água, empresas do mundo inteiro já têm adotado canecas de vidro individuais para tomar água ou café, o que evita desperdícios com copos descartáveis.

Você sabia que utilizar mangueira desperdiça muita água? Por isso, prefira utilizar a vassoura ou um balde como aliados na hora da limpeza. Além disso, as inspeções hidráulicas precisam ser feitas ao menos duas vezes no ano, ou sempre que o setor de facilities notar alguma indicação de vazamento.

Reciclagem

É importante ter um local exclusivo para a coleta seletiva para que os colaboradores possam fazer a separação do lixo. E para a papelada do escritório, destinar um local exclusivo para a reciclagem também é uma atitude consciente.

Cores

Prefira um ambiente clean: as clores claras dão sensação de frescor aos ambientes corporativos, além disso, contribuem para a redução da iluminação artificial.

Ofereça palestras e Workshops sobre sustentabilidade

Para engajar os seus colaboradores e conscientizá-los sobre as práticas sustentáveis, que tal oferecer palestras e workshops sobre atitudes que contribuem para o meio ambiente? Sua empresa contribuirá com a equipe e pode até ser reconhecida publicamente como modelo de escritório sustentável.

Flexibilize o regime de trabalho

Se o seu estilo de negócio permitir, priorize novos valores, como inovação e satisfação da equipe, para ter mais produtividade e bons resultados. Oferecer home office para os seus colaboradores é uma mudança que proporciona uma boa economia e redução de recursos e custos aos escritórios.

Estimule o uso de transportes alternativos e transporte público

Incentive a sua equipe a utilizar os aplicativos de transportes como o Uber e Cabify, ou ainda, para aqueles que gostam de se exercitar, que tal incentivar o uso de bicicletas?

De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, os carros são os responsáveis por 65% das emissões de poluentes nos transportes, enquanto os ônibus representam 19% destas emissões. Então, se 90 pessoas optassem por utilizar ônibus convencional, cerca de 130 kg de gás carbônico não iriam para atmosfera.

Portanto, o transporte público representa uma solução eficiente não só para o trânsito, mas também uma atitude consciente com o meio ambiente.

Mobiliários modernos e versáteis

Utilize o mobiliário corporativo da Rivera Móveis, que permitem a inclusão de arquitetura biofílica, além de contribuir com o meio ambiente com suas soluções e serviços de responsabilidade socioambiental. Entre no site e saiba mais: Rivera Móveis.