O Office virou home – Como essa tendência influencia o ambiente de trabalho

10 de janeiro de 2019

Segundo um estudo realizado pela Polycom, 78% das pessoas são mais produtivas quando vivenciam, no ambiente de trabalho, as mesmas experiências positivas que estão vivenciando em suas vidas pessoais, ou seja, a maioria das pessoas anseiam trabalhar em um espaço de trabalho colaborativo, flexível, estimulante, humanizado e, claro, ter contato com a natureza, que é tão vital às nossas vidas.

Os ambientes corporativos estão se modificando

O ambiente empresarial convencional, aquele famoso escritório com várias salas separadas e com diversos funcionários executando tarefas delegadas pelos superiores, já não faz mais parte do imaginário comum de trabalho, sabe por quê?

Porque, hoje, as empresas estão cobrando resultados e não mais focando nas horas semanais ou mensais de trabalho do colaborador. Além disso, empresas do mundo todo têm focado em projetos corporativos e miram a nova geração que está tão preocupada com qualidade de vida, otimização do tempo de trabalho, rotina flexível, aumento da produtividade e uma outra série de benefícios para o funcionário e também para a empresa.

Tendências globais: o que está mudando?

Os ambientes de trabalho têm mudado e as empresas têm investido cada vez mais em elementos que humanizem o espaço de trabalho como: Feng Shui, iluminação natural, salas de silêncio, ambientes colaborativos, além de aderir a ambientes plurais, com áreas de lazer e até de descanso, são mudanças significativas para o ambiente, mas precisam ser feitas respeitando, principalmente, as características do negócio e cultura da empresa.
Uma outra tendência global, que a virtualização do mundo promoveu, é a possibilidade de trabalhar remotamente e só precisar da tecnologia para fazer as suas tarefas, o que contribui para as dinâmicas econômicas de uma empresa com relação a gastos com luz, água, transporte, papéis e etc.

Visando o bem-estar dos colaboradores e a saúde financeira de uma empresa, é necessário adequar o projeto corporativo de acordo com o seu negócio. Logo, é importante considerar o que seria relevante mudar no layout da sua organização para oferecer um ambiente confortável, descontraído, inovador, mas sem perder as características do modelo de negócio da sua companhia.

Se você ainda não conhece a linha de mobiliário corporativo da Rivera Móveis, clique aqui e veja a nossa estante modular que permite a personalização de acordo com o seu projeto corporativo.