Boas práticas socioambientais são reconhecidas com o prêmio Chico Mendes

Uma grande festa dedicada à celebração de boas práticas socioambientais marcou a entrega do Prêmio Chico Mendes no último dia 03 de dezembro no Clube Sírio em São Paulo.  Empresas de várias partes do país que participaram do processo seletivo do Programa de Certificação Pela Responsabilidade Socioambiental – PROCERT, receberam a premiação e a autorização para utilização do Selo Verde do Instituto Socioambiental Chico Mendes.

A premiação criada para incentivar e disseminar a aplicação de novos conceitos de desenvolvimento sustentável é dividida em várias categorias e abrange a gestão responsável pública e privada, empreendimentos sustentáveis, produtos ecologicamente corretos e ações de destaque na área socioambiental.

As empresas inscritas são analisadas por técnicos do Instituto Chico Mendes dentro de critérios que levam em consideração o potencial de poluição e grau de utilização de recursos naturais baseado na lei 10165/2000, observando-se a gestão de negócios e a gestão socioambiental, além de outros critérios pertinentes a cada uma das categorias do prêmio.

Quase 500 empresas se inscreveram para edição do Prêmio em 2014 das quais um pouco mais de 60 obtiveram a pontuação necessária para receber o aval da premiação e a autorização para a utilização do Selo Verde que promove a distinção e a valorização das marcas junto aos seus mercados consumidores.

DESTACAMOS AQUI AS EMPRESAS VENCEDORAS DESTA EDIÇÃO: 3 E ENGENHARIA; AB CONCESSÕES – RODOVIA MG 050; AB CONCESSÕES – RODOVIAS DAS COLINA; AB CONCESSÕES – TRIANGULO DO SOL; INOAR COSMÉTICOS; ALGAR TECNOLOGIA E CONSULTORIA S/A; ALUMAR; ASSOCIAÇÃO DE BENEFICÊNCIA E FILANTROPIA SÃO CRISTÓVÃO; BASE NAVAL DE VAL DE CÃES; CASA DA MOEDA DO BRASIL; CAVALETTI S/A; CENTROESTE RESÍDUOS; CERÂMICA ASSUNÇÃO; COCARI; COMPANHIA DE GERAÇÃO TÉRMICA DE ENERGIA ELÉTRICA – CGTEE; COMPANHIA HIDRELÉTRICA TELES PIRES; CONSÓRCIO CNCC CAMARGO CORRÊA CNEC; CONSTRUÇÃO E COMÉRCIO CAMARGO CORRÊA – CONSTRAN PROGRAMA DE MOBILIDADE URBANA; CONSTRUÇÃO E COMÉRCIO CAMARGO CORRÊA – MANANCIAIS FASE III; CONSTRUÇÃO E COMÉRCIO CAMARGO CORRÊA – MINERODUTO MINAS –RIO; CONSTRUTORA NORBERTO ODEBRECHT; CYSY MINERAÇÃO; DESO, ELETRICIDADE DO BRASIL; ELETROBRAS DISTRIBUIÇÃO ACRE; ELETROBRÁS DISTRIBUIÇÃO RONDÔNIA; ESCOLA TÉCNICA SANDRA SILVA; ESTILO PACK; GAFISA; GRUPO CASSOL ENERGIA; GRUPO VISAFÉRTIL; HELIOCOLOR; HIDROVIAS DO BRASIL VILA DO CONDE; IND. E COM. DE MOLDURAS SANTA LUZIA; IPCC; ISOTERMAS; LOJAS AMERICANAS / B2W DIGITAL; MENDES SIBARA ENGENHARIA; MINAS ARENA GESTÃO DE INSTALAÇÕES ESPORTIVAS; MINERAÇÃO NOVA PRATA; MINERVA FOODS; NAVE DIVISÃO LOGÍSTICA; NEOAMBIENTE; NORTOX S/A; ODEBRECHT AMBIENTAL; PASTIFÍCIO SELMI; POUSADA DO TOQUE; PREFEITURA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS; PROLAGOS CONCESSIONARIA DE SERVIÇOS PUBLICOS DE ÁGUA E ESGOTO; RENOVA ENERGIA; RENOVIAS CONCESSIONÁRIAS; RIVERA MÓVEIS; SAAE SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE SOROCABA; SANTA VITÓRIA AÇÚCAR E ÁLCOOL; SEIKI LUVAS; SICPA BRASIL; SOMAR MINERADORA; SUPERGASBRAS ENERGIA; TECHNICOLOR; TECNOPET; USE MÓVEIS E VERTHOTEIS.

O evento foi precedido pela realização do Fórum Empresarial Chico Mendes de Sustentabilidade, que durante todo o dia foi palco de palestras e discussões sobre o tema “Resíduos Sólidos – Perspectivas e Oportunidades”.

Ainda durante a premiação foram conhecidos também os ganhadores do 2° Prêmio Chico Mendes de Jornalismo Socioambiental que reconhece a importância da comunição na geração de uma nova realidade socioambiental do país. Entre os premiados estavam o Programa Cidades e Soluções da Globo News, o Planeta Estadão do Grupo Editorial Estado, a revista Página 22 e o site Envolverde.

A jornalista Rosana Jatobá foi escolhida a Personalidade de Comunicação Socioambiental do Ano e foi bastante aplaudida pelo seu importante trabalho na área.

Uma delegação do Governo da República de Angola, chefiada pela Secretária de Estado para a Biodiversidade e Áreas de Conservação, Dra. Paula Francisco Coelho acompanhou a cerimônia e as discussões do Fórum Empresarial.

 

 

Voltar as Notícias